segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Silêncio


Hoje fui a um centro espírita. Em uma das paredes havia um cartaz que dizia: o silêncio é uma prece. Fiquei pensando nisso...

Meditar exige silêncio, o barulho não combina com a harmonia ou com a busca do equilíbrio. Já tentei meditar, mas é difícil pra mim manter a concentração... o pensamento voa. Aliás, acho quase impossível conseguir não pensar em nada como prega a meditação budista.

Quando estamos em silêncio, dialogamos com nós mesmos. Talvez esse monólogo interno seja uma forma de orar sim. Quando estamos em silêncio, ouvimos mais, vemos mais, compreendemos melhor.

O que tem me chamado a atenção, ultimamente, é o fato de que as pessoas precisam, cada vez mais, falar, conversar, reclamar, manifestar seus desejos, seus medos, mas muito poucos estão dispostos a ouvir.

É difícil silenciar: interromper o discurso quando o interlocutor não está nem aí; parar de argumentar porque o outro não vai mudar de idéia; deixar pra lá porque, afinal, é o jeito do cara; não dizer nada porque um abraço fala por si.

Nenhum comentário: