quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Divãneios


Outro dia conversava com uma amiga sobre terapia. Sim, eu já fiz terapia e recomendo. É um ótimo exercício para o auto-conhecimento. Não posso dizer que já resolvi tudo por meio da análise, mas mudei aspectos importantes da minha vida.

A maioria das pessoas é relutante e ainda causa estranheza aos ouvidos dizer: "faço terapia". As pessoas já pensam que há algo errado, claro que quando se procura terapia é porque se está descontente com algum ou alguns aspectos da vida, mas quem não está? Estranho é estar infeliz e não procurar ajuda. Estranho é identificar dificuldades no dia-a-dia e não tentar, pelo menos, mudar. Ah, claro, é preciso coragem. Coragem para se encarar no espelho e admitir que sua vida não está lá uma maravilha.

Uma das coisas que aprendi na terapia é que somos protagonistas do filme da nossa vida. Pior, somos os diretores, os roteiristas, os figurinistas e os responsáveis pela escolha do elenco. Se o filme vai ser indicado ao Oscar? Só depende de nós.

Pra mim, a vida é como um programa de computador composto por vários arquivos: profissão, família, amizade, religião, lazer, corpo e mente. Todos os arquivos precisam da nossa atenção. Para trabalhar, estudamos, fazemos cursos, estágios. Para os amigos e a família, dedicamos amor, compreensão e grande parte do nosso tempo. Para cuidar do espírito, rezamos, meditamos e até freqüentamos igrejas. Para nos divertir, temos o esporte, o cinema, as rodas de bar. Para manter a sáude, vamos ao médico, fazemos exercícios, cuidamos da alimentação. E para a nossa mente? Não vale dizer que lemos e fazemos palavras-cruzadas.

É triste, mas poucos são os que param para refletir sobre sua vida. As pessoas vão vivendo. É difícil de reconhecer, mas a nossa vida é exatamente do jeito que a gente quer. Não há vítimas, nem vilões. Somos os únicos responsáveis pela nossa trajetória e, já que pode não dar tempo de passar a limpo o rascunho, por que não recorrer ao divã?

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei especialmente desse topico!